A história da Model Trem e Star Wars (Aventura na galáxia)

Não sei se todos sabem mas alguns me chamam de “vintagista”.

Sou Fascinado por peças mais antigas, por todo histórico como também pelo avanço do processo industrial representado em cada época.
Coleciono de GI Joes Vintages, e obviamente Star Wars, mas minha paixão são e geral pelos action Figures e peças mais exclusivas, como estátuas e réplicas.

Depois de tanto tempo, resolvi postar o meu primeiro tópico relacionado a primeira experiência que eu tive com uma figura baseada em SW na década de 80 no Brasil, um dos primeiros itens colecionáveis produzidos no Brasil e acredito ser a primeira AF 3 3/4 produzida no pais.

A Model trem, era ume empresa especializada em produzir acessórios e maquetes para ferreomodelismo, seus produtos eram vendidos em lojas que comercializavam itens tanto para plastimodelismo,
ferreomodelismo e brinquedos.

Com a importação fechada na década de 80, poucos felizardos que viajavam podiam ter as figuras originais de 77 a 83 produzidas pela Kenner, e hoje chamadas de vintage.

Foi ai que a Model Trem, fez moldes das figuras originais e produziu réplicas basicamente em Chumbo, não eram consideradas como falsificações pois eram vendidas como réplicas, sob o nome de
série “Aventura na galáxia”, trazia praticamente todas as figuras já lançadas, e algumas naves que em nada se pareciam com as originais, que eram produzidas com madeira e metal, e as figuras além do chumbo
também possuíam partes em cerâmica e plástico.

Como eram totalmente artesanais, eram pintadas a mão, e algumas delas apresentavam diferenças, mesmo sendo o mesmo personagem, de braços até pernas modificadas, alguns iguais aos originais e outros modificados mais tarde.

Esse era a nosso contato no Brasil com AF de SW, as principais lojas que vendiam os bonecos eram a Miniatura do Shopping Ibirapuera (existe até hoje) e mais tarde a Brinquedos Laura no Shopping Morumbi.

Existia um mostruário em vidro sob o balcão mostrava todas as figuras, que eram catalogadas por números e não faziam menção nem a nomes e nem a Guerra nas estrelas.

E no depósito ficavam as caixinhas de papelão contendo a figura .

Eram extremamente frágeis, e hoje são muito raras de se encontrar, e muito procuradas não só no Brasil como também no exterior.

Pouco depois a Glasslite por volta de 1988 comprou os direitos para “produzir” as figuras originais no Brasil, então a Model teve que para de produzir suas figuras artesanais, pouco depois a Model continuou a produzir
figuras mas agora chamadas “Nova Aventura na Galáxia” que aproveitava os moldes antigos e peças eram trocadas e modificadas entre as figuras.

Mais informações procure o nosso novo Blog (www.poweroftheforcelegacy.com.br)

Rodrigo “Shadow” Moreno

Comparação 2-1B vintage e Model trem

Comparação 2 versões da Model trem e Imperial Tie Pilot Vintage

Comparação Model trem e Darth Vader Vintage

Anúncios
Esse post foi publicado em Garimpagem. Bookmark o link permanente.

14 respostas para A história da Model Trem e Star Wars (Aventura na galáxia)

  1. Daniel disse:

    Eu comprava essas figuras na Miniatura e também no Rio.Tive o Darth Vader,Han Solo,Luke Skywalker,Princesa Leia,C3PO e Snowtrooper.Não tive muito mais porque eram muito caros,particularmente as naves,que não eram muito fiéis.O máximo que consegui foi comprar um canhão espacial.Lembro até hoje numa loja no shopping Eldorado,um Star Destroyer de mais de 1 metro de comprimento,todo iluminado.Na verdade,devia ter uns 2 m de comprimento ou até mais…

    • Rodrigo Shadow disse:

      As naves eram feitas de madeira e metal, e em nada tinham a ver com as originais,
      Cara, fez parte da nossa infância…..
      Um abraço

  2. patsy disse:

    anyone who has model trems for sale can contact me pnovelties@gmail.com

  3. Jason disse:

    Eu sou comprando estes brinquedos. Se tiver algum , por favor vender significar.
    Or you can sell your Model Trem figures to me! 🙂 Please contact: modeltrem@shaw.ca

  4. luis otavio disse:

    eu tenho alguns destes bonecos da primeira serie e uma motomovil, todos estão na caixa e em prefeitas condições, o c3po nunca saiu da caixa, nem do plástico, assim como o tie pilot. estou querendo vender, se tiver alguém interessado me contate pelo email loltrindade1974@gmail.com

  5. Parabéns amigo, gostei do posto, parabéns.

  6. Cesar Santos disse:

    Seu post é meio antiguinho, mas como eu resolvi colocar em uma prateleira meus “bonequinhos do star wars” resolvi caçar na internet sobre eles, e foi uma grata surpresa ver que mais gente os conhece. As caixas não as tenho mais, mas meu darth, luke com roupa de piloto, trooper da moto voadora c3po e um android caçadpr de recompensas estão perfeitos… Se quiser conhecer os meus coloque no facebook caesarpanda, sou eu, eu te aceito e poderá ver eles no meu albúm de mobile. Os meus foram comprados aqui em São Paulo na loja Aerobras do shopping ibirapuera.
    Sucesso! E que a força esteja com você.

  7. Julio disse:

    Eu comprava os meus no Rio, na Tijuquinha Presentes ou na Guanabara Presentes, ambos na Tijuca.

  8. julio disse:

    Me mande um email Rodrigo. jjviperml@gmail.com que te mando uma foto da coleção.

  9. Cesar (Panda) disse:

    Gostaria de fazer um adendo, as 5 figuras que tenho, comprei na Aerobras que havia no antigo piso superior do Shopping Ibirapuera em frente à loja Sunbird. Bons tempos aqueles, hoje aos 45 anos me pergunto como os meus AF e alguns matchbox resistiram ao tempo.
    Abraços

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s